Artigo

4 Motivos para Apostar no B2B

por Rafael Assunção

Criar uma startup nunca é fácil. Sabemos que o primeiro desafio é sobreviver, portanto encontrar um modelo de negócios que traga a maior probabilidade de sucesso é fundamental.

Listo abaixo 4 características do mercado B2B que podem aumentar a chance de êxito de sua startup:

  • Proposta de Valor: de forma geral são mais claras e podem ser quantificadas. Trata-se de ajudar as empresas a reduzir custos ou aumentar a receita. Caso seu produto seja capaz disso, os clientes pagarão por isso. Não é preciso primeiro chegar a um milhão de usuários…
  • Processo de Compras: são conduzidos de forma a avaliar a melhor relação custo x benefício para cada empresa. Não se trata de uma compra emocional, e sim de uma decisão baseada em fatores objetivos.
  • Concorrência: comparado como mercado de B2C (alguém aí pensa em criar uma rede social ou uma ferramenta de busca?), o mercado de B2B possui milhares de segmentos a serem explorados com a aplicação de novos modelos como SaaS, CrowdSourcing e Mobile. Em alguns mercados algumas dezenas ou centenas de clientes podem fazer sua startup muito rentável!
  • Financiamento: Ninguém melhor para financiar seu negócio que o cliente. Além de não diluir sua participação ainda valida sua proposta de valor. Ao “comprar” sua proposta de valor, o cliente pode apoiar no financiamento de sua startup, seja adiantando uma parte do pagamento ou ao menos assinando um pedido de compra. Com alguns pedidos de compra assinados na mão não irá faltar dinheiro para sua startup…

E você, em sua opinião quais as vantagens do mercado B2B?

(crédito da foto: http://www.flickr.com/photos/puck90/293623111

Picture of Rafael Assunção

Rafael Assunção

Rafael Assunção é fundador e Managing Partner da Questum, primeira assessoria especializada em operações de fusões e aquisições envolvendo startups do Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência como empreendedor, investidor, advisor e board member de startups. Foi mentor de mais de 500 delas nos programas StartupSC e Darwin Starter e eleito, por cinco vezes consecutivas, como um dos 3 melhores Mentores de Startups do Brasil pela Associação Brasileira de Startups.

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *