4 Motivos para Apostar no B2B

293623111_4b732cfc85.jpeg

Criar uma startup nunca é fácil. Sabemos que o primeiro desafio é sobreviver, portanto encontrar um modelo de negócios que traga a maior probabilidade de sucesso é fundamental.

Listo abaixo 4 características do mercado B2B que podem aumentar a chance de êxito de sua startup:

  • Proposta de Valor: de forma geral são mais claras e podem ser quantificadas. Trata-se de ajudar as empresas a reduzir custos ou aumentar a receita. Caso seu produto seja capaz disso, os clientes pagarão por isso. Não é preciso primeiro chegar a um milhão de usuários...
  • Processo de Compras: são conduzidos de forma a avaliar a melhor relação custo x benefício para cada empresa. Não se trata de uma compra emocional, e sim de uma decisão baseada em fatores objetivos.
  • Concorrência: comparado como mercado de B2C (alguém aí pensa em criar uma rede social ou uma ferramenta de busca?), o mercado de B2B possui milhares de segmentos a serem explorados com a aplicação de novos modelos como SaaS, CrowdSourcing e Mobile. Em alguns mercados algumas dezenas ou centenas de clientes podem fazer sua startup muito rentável!
  • Financiamento: Ninguém melhor para financiar seu negócio que o cliente. Além de não diluir sua participação ainda valida sua proposta de valor. Ao "comprar" sua proposta de valor, o cliente pode apoiar no financiamento de sua startup, seja adiantando uma parte do pagamento ou ao menos assinando um pedido de compra. Com alguns pedidos de compra assinados na mão não irá faltar dinheiro para sua startup...

E você, em sua opinião quais as vantagens do mercado B2B?

(crédito da foto: http://www.flickr.com/photos/puck90/293623111