Artigo

Como avaliar se sua ideia para uma startup é boa?

por Rafael Assunção

Nós últimos dias estive envolvido com a seleção de empresas
para o StartupSC e ao analisar as
startups candidatas ao programa uma pergunta não tem saído da cabeça: como
avaliar se uma ideia é boa ou ruim?

Como todos nós adoramos listas, elenquei 4 atributos que creio que caracterizam uma boa ideia:

1 – Está no DNA dos
Empreendedores
: Não adianta montar uma empresa numa área que você não
conhece. Quer fazer uma solução para escritórios contábeis? É bom que na sua
lista de contatos existam pelo menos meia dúzia de profissionais da área com os
quais você possa conversar e aprender. Se você não sabe para quem ligar, nem
para marcar a primeira reunião, é provável que esteja no mercado errado.

2 – O problema existe e o cliente está disposto a pagar pela solução: Sua empresa deve resolver um problema real e não algo que
você deduziu que seja um problema sem sair de casa. Lembre-se do
craque Mané Garrincha que, após uma explicação do esquema tático dada pelo
técnico Vicente Feola antes do jogo Brasil e União Soviética, perguntou:
“Professor, o senhor já combinou isso com os russos?”. Faça o mesmo. Garanta
que o problema existe e combine com seu cliente se ele está disposto a pagar
pelo seu produto.

3 – Mercado amplo: Qual
o mercado potencial da empresa?  Tente
quantificar esta resposta e avalie se há barreiras para o crescimento além de
sua cidade, estado ou país (legislação, logística, hábitos). Cuidado para não escolher um negócio no qual o
tamanho do mercado seja um bloqueador do crescimento.

4 – Modelo de Negócio:
Não invente modelos de negócios. Existem dezenas de modelos comprovados (mesmo
que em outros segmentos). Além disso, não complique. Pode ser tentador criar um
modelo C2C que irá permitir que crianças troquem brinquedos usados. Entretanto,
um modelo como este só gera valor ao cliente quando tem milhares (ou milhões)
de usuários..  E como começa? E como gera
tráfego? Neste caso, talvez um modelo mais simples também possa resolver o mesmo problema.

Além de tudo que foi dito, é fundamental atentar-se ao fato de
que a qualificação de uma ideia é sempre relativa. Ela sempre depende do perfil e do contexto de cada
empreendedor.

Imagine uma startup em Florianópolis propondo um novo modelo
de TV interativa. Certamente diríamos que é uma péssima ideia! Agora, e se for
a Apple, tudo bem?

(crédito da foto: http://www.flickr.com/photos/s-t-r-a-n-g-e/2770868509/)

Rafael Assunção

Rafael Assunção

Rafael Assunção é fundador e Managing Partner da Questum, primeira assessoria especializada em operações de fusões e aquisições envolvendo startups do Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência como empreendedor, investidor, advisor e board member de startups. Foi mentor de mais de 500 delas nos programas StartupSC e Darwin Starter e eleito, por cinco vezes consecutivas, como um dos 3 melhores Mentores de Startups do Brasil pela Associação Brasileira de Startups.

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