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Juntos para atravessar este momento de adversidade

por Rafael Assunção

Acabamos de enviar para a base da Questum a segunda edição de nossa comunicação por email, a Milestone #2. Apesar de ser uma comunicação interna, diante do cenário que estamos enfrentando, achamos que seria positivo compartilhar esse conteúdo abertamente.

Segue abaixo.


Milestone #2:
Juntos para atravessar este momento de adversidade

Esta é a Milestone #2, nossa comunicação por email que criamos no intuito de dividir conteúdos sobre M&A para startups. Na edição anterior, falamos sobre os motivos que estão levando a Totvs e Linx a aumentar o valor de compra das suas aquisições. 

Nossa proposta hoje, entretanto, é um pouco diferente. Quero falar sobre como podemos enquanto empreendedores e líderes, nos preparar para atravessar esse período de adversidade.

Entendemos a gravidade e repercussões sobre o COVID-19 e os prováveis impactos na economia e nas organizações, por isso, precisamos nos antecipar ao que pode vir, sem reações desmedidas e pânico, mas com responsabilidade diante dos nossos negócios e, principalmente, com as pessoas.

Os tempos serão complicados? Provavelmente. É esperado que as empresas deixem de crescer, havendo redução de vendas, dificuldade para trazer novos clientes, escassez de capital, aumento de churn, entre outras possibilidades. 

Ainda não sabemos por quanto tempo a situação irá se manter. Por isso, queremos compartilhar aqui algumas sugestões que possam garantir, na medida do possível, um menor impacto nos negócios.

Caixa

Já ouviu dizer que “cash is king“? Mais do que nunca é o momento de fazer as contas e desenhar um novo planejamento orçamentário, considerando um cenário de desaceleração de vendas e aumento de churn. Como fica o caixa da sua startup nesse cenário? Há dinheiro o suficiente? É necessário reduzir despesas para atravessar essa fase?

Captação de Recursos

Sua empresa estava num momento de captação de recursos? É de se esperar que aconteça algo semelhante à crise de 2008, um período onde a “torneira irá secar”. Hora de revisar os planos, postergar novos projetos de expansão e garantir que a startup seja capaz de gerar caixa suficiente para suprir suas despesas. 

Vendas

Esse é o momento de reformular as projeções considerando, principalmente, uma retração das vendas no próximo trimestre e uma possível retomada no segundo semestre. Que ações o seu time comercial pode fazer, preparando a casa para acelerar forte no momento da retomada? Cabe também pensar em oferecer novos produtos e serviços para a sua base instalada, como forma de trazer receita adicional.

Marketing

Aqui é muito importante agir com parcimônia, ajustando os orçamentos de marketing ao contexto de cada semana, medindo o ROI ainda mais de perto. “Você não pode vender para quem não pode comprar”. Lembre-se disso.

Pessoas

Como muitas das startups já têm feito, este é o momento de priorizar a saúde das pessoas, adotando modelos de trabalhado remoto e horários flexíveis. Além disso, é muito importante comunicar de forma transparente ao time como a empresa está se preparando para lidar com a crise e quais medidas estão sendo tomadas. Quanto mais constante esta comunicação, menor a ansiedade do time.

Nas palavras do time da Sequoia Capital, em sua carta aos empreendedores:

 

“False optimism can easily lead you astray and prevent you from making contingency plans or taking bold action. Avoid this trap by being clinically realistic and acting decisively as circumstances change. Demonstrate the leadership your team needs during this stressful time.” – Sequoia Capital

 

Aproveitamos, ainda, a oportunidade para compartilhar um plano de ação elaborado pelo The Founder Institute, que traz orientações e medidas cautelares a serem adotadas, bem como um modelo editável de comunicado que pode ser utilizado pelas startups. Disponível aqui.

Do nosso lado, estaremos à disposição para apoiar os empreendedores nesse momento desafiador da jornada, atuando juntos para que possamos superar esses desafios e nos preparando, para mais adiante, voltar a acelerar o crescimento e alcançar os desejados exits

Abraço,

Rafael Assunção | Managing Partner

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Rafael Assunção

Rafael Assunção é fundador e Managing Partner da Questum, primeira assessoria especializada em operações de fusões e aquisições envolvendo startups do Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência como empreendedor, investidor, advisor e board member de startups. Foi mentor de mais de 500 delas nos programas StartupSC e Darwin Starter e eleito, por cinco vezes consecutivas, como um dos 3 melhores Mentores de Startups do Brasil pela Associação Brasileira de Startups.

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