Na semana passada tive a oportunidade de participar como convidado do Podcast #SCStrong, que fala sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento econômico no Estado de Santa Catarina (SC), conduzido pelo Romualdo Silva e pelo Fabiano Dell´Agnolo.
O tema, claro, foi M&A para Startups, mas fomos além disso. Começamos o episódio contando um pouco da minha trajetória profissional, que sempre envolveu o empreendedorismo, mas em diferentes facetas. Também falei sobre a jornada de criação e venda da Decora, startup catarinense de tecnologia e serviços.
Falamos sobre como surgiu a Questum. Com a minha própria experiência como empreendedor, como investidor anjo e conselheiro, percebi que existiam muitas oportunidades para as startups – a partir da demanda de grandes empresas para acessar inovação, ter acesso a novos mercados e novos negócios – e que não existiam empresas especializadas em fazer essas conexões e que entendessem das peculiaridades desse tipo de operação. E o que fazemos é isso, conectamos esses negócios, apoiando startups a construírem suas estratégias de saída.
“Ajudar para que elas se preparem, construam uma estratégia para poder ter um caminho, uma jornada que conduza a esse passo que é o que podemos chamar de saída, Exit, de venda, ou podemos chamar de entrada em um grande grupo econômico para dar início a uma nova fase, uma nova etapa na jornada.”
Depois, reforcei a importância de ter um planejamento de onde se quer chegar, principalmente na questão de funding, na captação de investimentos (também discorremos um pouco sobre esse tópico). Saber para onde se vai nos ajuda a escolher caminhos adequados.
“Investimentos são sempre bem vindos quando eles estiverem alinhados com seu longo prazo.”
Em relação às operações de M&A para startups, entendemos que a maior parte delas não está pronta para ser vendida hoje, mas elas estão mais perto do momento ideal de saída do que imaginam. Falamos também do tamanho ideal do negócios para venda, Valuation, do relacionamento com potenciais compradores, e o que precisa ser feito para que consigamos construir um plano e nos preparar para estarmos prontos para vender a startup.
“Fazer isso na primeira jornada, sem apoio, nunca é uma boa ideia. Hoje, eu apoio empreendedores porque vivi na pele como é difícil fazer isso sozinho. Normalmente, o empreendedor vai fazer isso uma ou duas vezes na vida, ele precisa, vale muito à pena contar com a ajuda de quem tem experiência nisso. Você está tomando a decisão que vai mudar a sua vida, muitas vezes com grande carga emocional envolvida, com muita complexidade de documentação, de regras. Portanto, é preciso trazer junto neste momento gente que já vivenciou isso, que compreende essas cláusulas, condições e a própria dinâmica envolvida.”
Fica meu convite para você ouvir o podcast #SCStrong, na íntegra: