Compartilho aqui a primeira newsletter que fizemos na Questum, que conta um pouco sobre quem somos e os princípios que norteiam nosso trabalho pioneiro em M&A para Startups.
Se quiser receber nossas novidades e conteúdos, inscreva-se em nosso site.
Olá!
Nós somos a Questum, a primeira empresa de M&A para startups do Brasil, e viemos para fazer diferente.
Não somos um time oriundo do mercado financeiro. Somos empreendedores com experiência prática em criar, investir e vender startups.
Estamos, talvez, na melhor época para comercializar empresas de tecnologia. Grandes e médias companhias têm investido como nunca em M&A: adquirir startups se tornou uma alternativa rápida e eficaz para crescer e garantir inovação, inteligência e claro, resultados.
Assim, nossa missão é preparar as startups para realizarem seus exits na melhor hora possível. E, para fazer isso, temos os seguintes princípios:
Mentoria, o lugar de onde partimos
Nossa metodologia envolve um processo de mentoria em estratégia e modelos de negócios, nossos diferenciais para maximizar o valuation e a liquidez.
Governança que gera valor
Para nós, a melhor governança é a que gera valor. Para tanto, avaliamos e sugerimos melhorias em aspectos societários, tributários, contábeis, financeiros e legais.
Mais do que um early exit, the best exit
Acreditamos que a melhor saída é aquela feita no momento certo, e isso, muitas vezes, pode ser antes do que se imagina. Buscamos entender as janelas de oportunidade do mercado comprador e construir estratégias de saída com maiores probabilidades de êxito.
Não qualquer comprador, o melhor comprador
Vender, mas para quem? Para nós, o melhor comprador não é somente o estratégico, mas também aquele com maior afinidade de cultura organizacional – e ele nem sempre será o player óbvio. Buscamos, de forma incessante, identificar oportunidades estratégicas que surgem “fora do radar”. Nosso dia-a-dia é validar essas possibilidades e aproximar as startups dos potenciais compradores. Nosso objetivo é que a startup seja comprada, e não vendida.
Além da compra
Vendeu, acabou? Não. Nós vamos junto com até a última milha, estruturando todos os processos para que haja uma integração bem-sucedida entre a startup e seu comprador.
Teríamos muito mais para dizer, mas por hora, é isto. Nas próximas newsletters, além de falar o que estamos fazendo por aqui, queremos trazer também o outro lado. Por trás de toda startup (e de toda venda), existem pessoas, histórias e aprendizados únicos, que queremos muito partilhar.
Enquanto isso, se quiser acompanhar a gente pelas redes, estamos no LinkedIn e no Twitter. Será ótimo ver você por lá. Se tiver algum amigo que possa se interessar por este conteúdo aqui, não esqueça de indicar.
Até a próxima!